Questões sobre ética kantiana

O que é uma lei moral para Kant?
Uma regra estabelecida pelo governo que deve ser seguida em qualquer situação, sob pena de ter alguma punição.
É uma regra imposto pela religião ou pelos costumes culturais, muitas vezes injusta e por isso não necessariamente deve ser seguida.
Um comando que deve ser seguido por todos os seres racionais, independentemente de suas inclinações pessoais e das circunstâncias.
É uma regra moral que deve ser seguida apenas se levar à felicidade do agente e das pessoas que são afetadas pela ação.
Um regra moral estabelecida pela sociedade que deve ser seguida em todas as circunstâncias, sob pena de ter alguma punição.

Um menino, a pedido de sua mãe, foi de manhã à padaria para comprar pães de queijo. Como estivesse em dificuldades financeiras, o comerciante cobrou-lhe trinta centavos a mais pela mercadoria, considerando que este dinheiro por certo não faria falta a uma criança da aparência tão saudável.

De acordo com Kant, porque a ação acima viola a fórmula da lei universal do imperativo categórico?
Porque o menino não deveria ter ido à padaria sozinho, pois isso pode ser perigoso
Porque o menino não deveria ter comprado pão de queijo, já que esse alimento não é saudável.
Porque o comerciante certamente não gostaria que essa ação se tornasse uma regra a ser seguida por todas as pessoas.
Porque a mãe do menino não deveria ter pedido que ele comprasse algo que não poderiam pagar
Porque o comerciante não deveria ter cobrado um preço diferente para a mesma mercadoria com base na aparência do comprador.
Qual das seguintes afirmações é um exemplo de imperativo categórico?
"Não roube, a menos que não haja outra opção".
"Assista a esse filme".
"Se quiser ter o carro mais bonito, compre esse carro".
"Não minta, a menos que seja absolutamente necessário".
"Seja bom com as pessoas, para que elas sejam boas com você".

O dilema do trem é uma situação hipotética que apresenta um conflito moral entre escolher entre duas opções negativas, ambas com consequências fatais. No cenário clássico, um trem está desgovernado em alta velocidade em uma via, e se continuar seu curso, atropelará e matará cinco pessoas presas em seu caminho. O indivíduo que observa essa situação tem como única opção de desviar o trem para outra via, onde há apenas uma pessoa presa, mas isso ainda resultará na morte dessa única pessoa.

De acordo com a ética kantiana, qual a decisão moralmente correta a ser tomada?
Deve-se escolher não desviar o trem, porque a decisão de matar uma pessoa para salvar outras cinco não passaria no teste de universalização da fórmula da lei universal do imperativo categórico.
Deve-se escolher desviar o trem, porque agir de acordo com as consequências esperadas é a única maneira de determinar a ação moralmente correta.
Deve-se escolher desviar o trem, já que isso maximiza o bem-estar do maior número de pessoas envolvidas na situação.
Deve-se escolher não desviar o trem, pois a decisão de matar uma pessoa para salvar outras cinco viola a fórmula do fim em si do imperativo categórico.
Deve-se escolher não desviar o trem, já que a decisão de sacrificar uma pessoa faz com que o agente possa ser considerado um assassino.

Havia uma mulher chamada Ana que estava passeando no parque quando viu um homem caindo no lago e gritando por ajuda. Ana rapidamente pulou na água e conseguiu salvar o homem, mas ele havia engolido muita água e estava inconsciente.

Quando a ambulância chegou, o paramédico perguntou o que havia acontecido. Ana sabia que o homem era um criminoso perigoso procurado pela polícia, mas ela também sabia que se contasse a verdade sobre como o homem havia caído no lago, ele seria preso e não receberia o tratamento médico adequado.

Então, Ana decidiu mentir e disse que o homem havia se desequilibrado enquanto caminhava perto do lago. Embora ela soubesse que estava sendo desonesta, Ana acreditava que salvar a vida do homem era mais importante do que a verdade.

Suponha que Ana esteja estudando a ética kantiana e gostaria de saber o que Kant pensaria de sua ação. Qual raciocínio ela deveria seguir, usando a fórmula universal do imperativo categórico, para avaliar se sua ação foi correta?
Ela deveria se perguntar quais eram seus próprios desejos e necessidades naquele momento, considerando também as consequências de sua ação.
Ela deveria avaliar sua ação baseada em suas próprias preferências e gostos, levando em consideração os valores universais de justiça e respeito pelas outras pessoas.
Ela deveria se perguntar se sua ação estava baseada em um sentimento de dever e obrigação de salvar a vida de alguém.
Ela deveria se perguntar se a sua ação seria aceitável se fosse transformada em uma lei universal aplicável a todas as pessoas em todas as situações.